Mais uma igreja para você ter a oportunidade de aprender ballet quinzenalmente com a Dança ao REI.
ESTAMOS FAZENDO DOIS HORÁRIOS NA PARTE DA TARDE NO SÁBADO E UM NA PARTE DA MANHÃ PARA PODER ATENDER TAMBÉM A SUA IGREJA.
JÁ ESTÁ CONOSCO DE SÁBADO QUINZENALMENTE A IGREJA CENÁCULO DE CAMPINAS, A IGREJA BATISTA COM A COMUNIC KIDS, A IGREJA BATISTA FILADELFIA DA VILA GEORGINA E TEMOS MAIS UM HORÁRIO NA PARTE DA TARDE DO SÁBADO PARA A SUA IGREJA QUINZENALMENTE OU MENSALMENTE.
NA PARTE DA MANHÃ JÁ ESTÁ CONOSCO A IGREJA COMUNIDADE CRISTÃ NOVO NASCIMENTO DE HORTOLÂNDIA MENSALMENTE. AINDA TEMOS MAIS UM HORÁRIO PARA A SUA IGREJA QUINZENALMENTE OU DOIS HORÁRIOS PARA DUAS IGREJAS MENSALMENTE. NÃO PERCA A OPORTUNIDADE PORQUE AINDA TEMOS ESSA OPORTUNIDADE PARA VOCÊS. ESSAS IGREJAS SÃO ABERTAS PARA QUEM QUISER FAZER AULA JUNTO. SE VOCÊ NÃO TEM UM GRUPO MAS DESEJA APRENDER DANÇAR, VEJA ONDE FICA MAIS FÁCIL PARA IR VENHA APRENDER COM A GENTE!!!
FAÇA SUA INSCRIÇÃO!
FALE CONOSCO!
SOMOS DE CAMPINAS. MINISTRAMOS ONDE O SENHOR NOS ENVIAR.
INFORMAÇÕES:DANCAAOREI@YAHOO.COM.BR
sexta-feira, 27 de novembro de 2015
segunda-feira, 28 de setembro de 2015
quinta-feira, 24 de setembro de 2015
domingo, 23 de agosto de 2015
sábado, 8 de agosto de 2015
segunda-feira, 13 de julho de 2015
Aumentando a flexibilidade com alongamento em casa.
A bailarina precisa ser disciplinada para conseguir progredir na dança, pois ela precisará desenvolver uma boa musicalidade, entender onde está o ponto de equilíbrio do seu corpo em cada exercício, desenvolver cada vez mais rapidez para decorar as sequências coreográficas e coreografias, ter habilidade para se posicionar corretamente no palco, desenvolver uma boa flexibilidade e muito mais coisa poderia falar, mas quero falar hoje sobre flexibilidade.
Por que escutamos tantos "Ai" na hora do alongamento? Alguns dos alongamentos que fazemos na aula, vocês podem fazer todos os dias em casa também!
Lembre-se:
Por que escutamos tantos "Ai" na hora do alongamento? Alguns dos alongamentos que fazemos na aula, vocês podem fazer todos os dias em casa também!
Lembre-se:
- Um bom alongamento leva em média de 15 a 30 minutos;
- Não tenha pressa em se alongar;
- Demore no mínimo 8 segundos em cada exercício;
- É normal sentir dor um dia após o alongamento, principalmente se for iniciante, mas não se engane: se sentir sempre essa dor, você pode estar forçando demais os seus músculos;
- Começamos a aula com alongamento e acabamos com alongamento. Vamos relembrar os mais simples para fazer em casa também.
- Borboleta: junte as solas dos pés com os joelhos flexionados. Solte as pernas como o bater das asas da borboleta. Mantenha a coluna ereta e flexione o tronco à frente. Segure em um dos joelhos e desça em direção à perna oposta, forçando para baixo. Repita do outro lado. Vá aumentando seu limite dia após dia
Preparação para espacato- Deitada de costa levante uma perna para cima. Segure a parte inferior elevada com ambas as mãos. Puxe a perna em direção ao seu corpo.
Alongando as costas- Você pode usar a barra ou até mesmo a mesa da sua casa. Segure a barra/mesa em uma distância que consiga descer em um ângulo de noventa graus. Contraia a barriga fazendo uma curvatura da coluna para cima e depois empurre a coluna para baixo alongando.
Alongando a coxa-De pé e com as pernas fechadas dobre uma das pernas para trás e puxe pelo pé com o joelho dobrado. O quadril tem que estar encaixado. Força o quadril para frente e o pé para trás
Como é bom dançar! Mas não gaste mais tempo dançando do que ganhando lendo a Palavra. Ela é lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho. SALMOS 119-105.
Alongando as costas- Você pode usar a barra ou até mesmo a mesa da sua casa. Segure a barra/mesa em uma distância que consiga descer em um ângulo de noventa graus. Contraia a barriga fazendo uma curvatura da coluna para cima e depois empurre a coluna para baixo alongando.
Alongando a coxa-De pé e com as pernas fechadas dobre uma das pernas para trás e puxe pelo pé com o joelho dobrado. O quadril tem que estar encaixado. Força o quadril para frente e o pé para trás
Como é bom dançar! Mas não gaste mais tempo dançando do que ganhando lendo a Palavra. Ela é lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho. SALMOS 119-105.
sexta-feira, 3 de julho de 2015
A TUA FÉ TE SALVOU-TESTEMUNHO
Este ouviu falar Paulo, que, fixando nele os olhos, e vendo que tinha fé para ser curado, Atos 14:9"
A fé é algo que dá para ser vista e ouvida. A fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus.
Tenho visto isso com mais clareza toda semana onde faço capelania. Entro de quarto em quarto levando a palavra de Deus para quem aceita e oro por quem quer.
Antes de orar sempre explico quem é Jesus através da palavra para que fé seja gerada através do conhecimento.
Vou testemunhar como é importante renovarmos nossa mente pela palavra e deixarmos de lado o que a gente acha para viver o que Deus falou que é.
Nessa semana tive a oportunidade de ver muita fé, pouca fé e nada de fé, pois a palavra fala que a fé pode ser medida.
"E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste? Mateus 14:31"
"E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé. Mateus 8:10"
Entrei em um quarto e tinha uma senhora que gemia de dor e perguntei se eu podia orar por ela. Ela berrou: Ora o quanto você quiser, mas tira essa dor!
Eu fui até ela e disse que eu não oraria antes dela entender quem é o único que podia tirar essa dor. Ela berrava por conta da dor: o Senhor, eu sei, sou evangélica.
Comecei a orar porque ela me disse que O conhecia. Eu orava e ela parava de berrar, eu parava e ela voltava a berrar. Aí percebi que ela estava berrando assim: Matá-me Senhor! Me leva, me mata!
Fui até ela e falei: Você está pedindo para o Senhor te matar? Eu estou orando para o Senhor te curar e você para Ele a matar?
Sabe, antes de deixarmos alguém orar por nós precisamos entender o que queremos, porque se eu peço uma coisa e ela outra nem há concordância, como haverá resposta?
Expliquei a ela o que ela deveria clamar, pois como Jesus responderia a minha oração se a dona da dor queria morrer e não ser curada?
No próximo quarto eram três camas. Quando chegamos (eu e uma amiga) na porta, o homem da última cama nos olhou com um olhar de assombro que cheguei a pensar: Nossa ele está assustado com o que ele deve ter, o que será?
Mas eu estava errada, em um segundo depois, antes mesmo de anunciarmos a capelania, ele vendo a Bíblia nas nossas mãos começou a clamar: - Eu quero, eu aceito, eu aceito e eu preciso!
Ele nos puxava com os olhos de tal forma que falamos para os outros que iríamos nele primeiro e depois no do meio e depois no perto da porta, e fomos.
Ele era desviado de uma igreja evangélica e estava como um homem que chegou em casa depois de uma longa viagem cansativa querendo pão e água.
Começamos a ministrar a palavra na vida dele e pude sentir uma forte unção, palpável para ele. Enquanto a palavra era ministrada, ele chorando falava: Meu corpo está sendo aquecido, meu corpo está sendo aquecido! E estava mesmo. Podíamos sentir a unção fluir.
Oramos por ele e a unção tomou o quarto.
Fui para o da cama do lado. Ele é desviado de uma igreja católica. Começamos a ministrar para ele e o primeiro que falamos começou sozinho agradecer a Deus sem parar. Der repente ele começou falar em línguas. A igreja que ele frequentava não é uma igreja que "incentiva" que devemos nos edificar com línguas como diz as Escrituras. Creio que ele foi batizado alí. Não posso afirmar, mas a vontade dele era tão grande por Deus, Ele estava tão sedento e sentimos a unção tão forte que creio que sim.
O moço do meio acreditava no que ele conseguia administrar na sua mente e não no que a Bíblia fala. Ele cria que Deus permitiu que ele tivesse aquele acidente, que tudo já estava reservado para ele com dia e hora marcada.
Fácil não? Culpa de Deus! Ele estava com a perna meio destruída. Eu disse a ele: Vou te explicar dois ministérios e você mesmo vai me falar o que houve com você.
O Diabo veio para roubar, matar e destruir. Sua perna está destruída. Jesus veio para que tivéssemos vida e vida em abundância.
Agora me diga: Quem fez isso em você?
O Diabo disse ele.
Ótimo.
Por que ele fez isso com você? Eu mesmo respondi.
O Senhor diz que da mão dEle ninguém nos arrebata, mas tem pessoas que saem das mãos de Jesus. Saiu das mãos de Jesus, entrou nas trevas. Onde você estava?
Fora da Presença. Hoje mesmo você pode voltar para a Presença de Deus, é só se arrepender e Ele te receberá. Orei por ele e fui para o terceiro como quem diz: Vá pensar! Sabe criança quando vai pensar no que fez? Então, assim.
Estava conversando com o terceiro e o segundo me chamou e falou como alguém que realmente pensou e entendeu:
Você é professora não é? Porque só uma professora para ensinar assim. Mas não era eu, era o Espírito que o convenceu. O que fazemos é só explicar a Escritura, corrigindo, exortando em amor, ensinando para que fé seja gerada nas pessoas, só isso.
Jesus diz que Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida e que ninguém vai ao Pai se não por Ele. Hoje nós somos o caminho para conduzir as pessoas a Cristo. As pessoas só podem ver Cristo através da igreja, então se você é esse caminho tem que estar muito ciente que está conduzindo as pessoas na Verdade, caso contrário será um cego guiando outro e os dois cairão no barranco.
Crie essa expectativa em você de que hoje você é a igreja, que você pode fazer tudo o que Jesus fez e muito mais e se entregue ao Evangelho da paz.
"Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. João 14:12"
terça-feira, 30 de junho de 2015
Dança é talento
Eu vejo que é muito importante darmos os nomes certos as coisas, principalmente quando envolvemos Deus nas nossas atitudes. Conscientemente ou inconscientemente nos tornamos falsos e passamos mensagens erradas quando alteramos o que a Palavra diz para justificar aquilo que queremos fazer ou aquilo que queremos ser.
Se considerarmos o que a Bíblia diz em cada detalhe e nos corrigirmos pela Palavra, amado, luz vai chegar, e onde a luz chega,a ignorância tem que sair. "O meu povo está sendo destruído porque lhe falta o conhecimento."( Oséias 4.6). Depois que o conhecimento chega, ainda assim o resultado pode ser nulo em atitude se junto não chegar a revelação, aquela convicção que vem do Espírito e por fim não vier o posicionamento na verdade. Vamos falar sobre os dons. Em Coríntios 12:4-7 diz: " Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos. A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso." Muitos podem dizer: Está vendo? Nessa diversidade de serviços e realizações desses serviços posso usar também a dança como dom de Deus. Mas, acontece que Paulo vai especificar quais são esses dons,e veja que a dança não entra aqui.
1 Coríntios 12: 8-11 " Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar; a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las. Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as como lhe apraz, a cada um, individualmente.
Efésios 4:8,e 4:11-12" Por isso diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens. E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vista ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo."
O que é a dança então? A dança é talento. A dança não tem em vista o aperfeiçoamento dos santos, ela também não tem em vista a edificação do corpo de Cristo. Quem aperfeiçoa e edifica é Deus através da Sua Palavra, através dos dons estabelecidos por Ele. A regra está posta na palavra, cabe a nós respeitá-la a obedecendo ou desrespeitá-la acrescentando o que queremos a ela.
Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Gálatas 1:8
Uma vez montei uma coreografia para um grupo cristão. Essa coreografia tinha uma pequena encenação de alguém que pensava em se matar, mas que escutou o Evangelho e se arrependeu dando sua vida para Jesus. O grupo dançou no centro da cidade e no fim da coreografia, um homem que passava por ali naquele momento procurou umas da pessoas que estava ajudando e disse: " Eu estava indo para a minha casa agora me matar, mas porque eu escutei essa mensagem eu já não farei isso".
Deus usou o talento que Ele nos deu?
Sim, e com imensa alegria recebemos aquele testemunho, glória a Deus! Acontece que se esse mesmo homem não pode viver de coreografia em coreografia, mas ele tem que passar a congregar em uma igreja e ter acesso diário a palavra de Deus para ser liberto, porque é a palavra que liberta e não a dança. Nesse caso, a dança serviu de "presta atenção inicial"porque estava carregada da mensagem da salvação para que realmente aja uma disposição inicial em querer conhecer a Deus. Amém, mas não haverá aperfeiçoamento, nem tão pouco edificação se ele não for realmente para a palavra.
Precisamos pegar o botão das nossas emoções e abaixar bem o volume para conseguir escutar o Espírito. É muito fácil fazer alguém rir ou chorar através de uma coreografia, mas isso em nada significa que é unção, nem tão pouco que alguém recebeu alguma coisa de nós.
A vontade de Deus é que o homem avance prospere, mas a de Satanás é que continue nas trevas. A palavra é a luz.
Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! Mateus 6:23
Enquanto eu ensaiava com meu grupo na sala de ginástico do meu prédio,algumas vezes os condôminos vieram nos falar algo assim: Essa música que vocês colocam me deixa tão calmo, ou de que igreja vocês são? É claro que a dança junto a ministração da música tem seu peso, mas temos que saber administrar " a segunda parte" de abrir a boca e falar a palavra e convidar essas pessoas que foram inicialmente tocadas para a convivência entre irmãos em uma igreja onde escutará a palavra.
Eu conheci um grupo de jovens de uma igreja esse ano de 2015 quando fui dar aula de dança para elas e ministrar a palavra. Eu voltei radiante de lá. São jovens descomplicados que ensinam a Palavra nas casas. Eu tentei entender um pouco do projeto que era tão descomplicado que voltei pensativa. Eu perguntei: Como vocês conseguem a casa de alguém para pregar todos os sábados por alguns meses? A resposta foi: A gente aperta a campainha e pergunta se eles recebem rs. Ás vezes achamos que estamos indo para ensinar e estamos indo para aprender. Elas estão com várias casas, ensinando a palavra, levando essas pessoas para a igreja para ter comunhão e receber mais de Deus e estão também se alegrando através da dança. Onde não tem palavra, não tem ministério.
Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. Atos 6:4
Fiquem com Deus.
O que é a dança então? A dança é talento. A dança não tem em vista o aperfeiçoamento dos santos, ela também não tem em vista a edificação do corpo de Cristo. Quem aperfeiçoa e edifica é Deus através da Sua Palavra, através dos dons estabelecidos por Ele. A regra está posta na palavra, cabe a nós respeitá-la a obedecendo ou desrespeitá-la acrescentando o que queremos a ela.
Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Gálatas 1:8
Uma vez montei uma coreografia para um grupo cristão. Essa coreografia tinha uma pequena encenação de alguém que pensava em se matar, mas que escutou o Evangelho e se arrependeu dando sua vida para Jesus. O grupo dançou no centro da cidade e no fim da coreografia, um homem que passava por ali naquele momento procurou umas da pessoas que estava ajudando e disse: " Eu estava indo para a minha casa agora me matar, mas porque eu escutei essa mensagem eu já não farei isso".
Deus usou o talento que Ele nos deu?
Sim, e com imensa alegria recebemos aquele testemunho, glória a Deus! Acontece que se esse mesmo homem não pode viver de coreografia em coreografia, mas ele tem que passar a congregar em uma igreja e ter acesso diário a palavra de Deus para ser liberto, porque é a palavra que liberta e não a dança. Nesse caso, a dança serviu de "presta atenção inicial"porque estava carregada da mensagem da salvação para que realmente aja uma disposição inicial em querer conhecer a Deus. Amém, mas não haverá aperfeiçoamento, nem tão pouco edificação se ele não for realmente para a palavra.
Precisamos pegar o botão das nossas emoções e abaixar bem o volume para conseguir escutar o Espírito. É muito fácil fazer alguém rir ou chorar através de uma coreografia, mas isso em nada significa que é unção, nem tão pouco que alguém recebeu alguma coisa de nós.
A vontade de Deus é que o homem avance prospere, mas a de Satanás é que continue nas trevas. A palavra é a luz.
Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! Mateus 6:23
Enquanto eu ensaiava com meu grupo na sala de ginástico do meu prédio,algumas vezes os condôminos vieram nos falar algo assim: Essa música que vocês colocam me deixa tão calmo, ou de que igreja vocês são? É claro que a dança junto a ministração da música tem seu peso, mas temos que saber administrar " a segunda parte" de abrir a boca e falar a palavra e convidar essas pessoas que foram inicialmente tocadas para a convivência entre irmãos em uma igreja onde escutará a palavra.
Eu conheci um grupo de jovens de uma igreja esse ano de 2015 quando fui dar aula de dança para elas e ministrar a palavra. Eu voltei radiante de lá. São jovens descomplicados que ensinam a Palavra nas casas. Eu tentei entender um pouco do projeto que era tão descomplicado que voltei pensativa. Eu perguntei: Como vocês conseguem a casa de alguém para pregar todos os sábados por alguns meses? A resposta foi: A gente aperta a campainha e pergunta se eles recebem rs. Ás vezes achamos que estamos indo para ensinar e estamos indo para aprender. Elas estão com várias casas, ensinando a palavra, levando essas pessoas para a igreja para ter comunhão e receber mais de Deus e estão também se alegrando através da dança. Onde não tem palavra, não tem ministério.
Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. Atos 6:4
Fiquem com Deus.
sábado, 27 de junho de 2015
Nomenclatura básica do ballet
Olá meninas . Caderno na mão para anotar um pouco da parte teórica das nossas aulas. Vamos ter de cor os nomes dos passos que usamos com mais frequência e fazer tudo com excelência. Decorando a parte teórica conseguiremos avançar com mais facilidade na parte prática, e nem uma área ficará infrutífera.
Vamos lá!
Posições dos pés
Em todas as posições, os pés ficam para fora (posição "en dehors"), o que depende de as coxas e os joelhos estarem virados. Esta abertura parte do quadril.
-Primeira Posição
Com os calcanhares juntos, os pés ficam abertos um para cada lado, em linha reta. Os joelhos seguem a linha dos dedos dos pés.
-Segunda Posição
Partindo da primeira posição os pés ficam afastados entre si por uma distância aproximada de um pé.
-Terceira Posição
Com os pés virados para fora, o bailarino coloca um pé na frente do outro, unindo-os. O calcanhar do pé da frente fica na metade do pé de trás.
-Quarta Posição
Com os pés cruzados e afastados, um pé fica na frente do outro. Imagina-se que há um pé em posição natural entre eles.
-Quinta Posição
Como na terceira posição, os pés ficam unidos uma na frente do outro. O calcanhar de um pé toca os dedos do outro pé.
-Sexta Posição
Pés fechados, encostados por inteiro um ao outro.
Posições dos Braços no Balé. Existem outras posições dos braços, essas são as básicas.
-BRAS BÁS: "Braços abaixados". Como se estivesse segurando uma melancia, as mãos ficam próximas uma da outra e quase tocam as pernas. Braço pontilhado da figura 1.
-1ª Posição: Os braços e as mãos ficam na altura do umbigo, arredondados, como se segurasse uma grande melancia. Os cotovelos ficam virados para fora.
-2ª Posição: Os braços ficam ao lado do corpo, levemente arredondados. As mãos acompanham a linha dos braços.
-3ª Posição: é uma fusão da 2ª com a 5ª, ou seja, cada braço fica em uma posição.
-4ª Posição: É uma fusão da 2ª com a 1ª. Enquanto um braço está um pouco recurvado ao lado, o outro está ligeiramente adiante da cabeça, também fazendo uma graciosa curva.
-5ª Posição: Os braços ficam arredondados, ligeiramente à frente da cabeça.
As mãos devem permanecer relaxadas, com oposição do polegar e leve flexão do terceiro e quarto dedo, a palma da mão sempre virada para dentro como a figura (a).
As mãos para uma bailarina cristã é muito importante, pois nossas coreografias não são para mostrar o que sabemos fazer e sim para interpretar uma mensagem bíblica, e é claro que na maioria das vezes podemos "desenhar' se tivermos um bom trabalho de braços.
Tente sempre que for fazer qualquer exercício abaixo juntar o melhor braço para ele, criando assim, um leque maior na hora de coreografar.
---
-PLIÉ - Dobrado. Flexão dos joelhos. Um exercício que compõe quase todos os outros da barra.
-Demi-plié (pronuncia-se "demipliê"): Pode ser feito em todas as posições de pés. Os joelhos são flexionados até o máximo que a pessoa conseguir, desde que acompanhe a linha dos pés, sem tirar os calcanhares do chão. Serve para dar impulso aos saltos e a outros passos.
-Tendu (pronuncia-se "tandi"): Uma das pernas fica esticada à frente, ao lado ou atrás do corpo. As duas permanecem viradas para fora, e os ossos dos quadris ficam sempre em linha com os ombros
-Arabesque: Uma perna esticada atrás do corpo. A outra perna, pode estar esticada ou não. Os ombros e os quadris devem estar virados para frente.
-Passé (pronuncia-se "passê")
O pé passa pela perna que está como apoio até chegar à altura do joelho. Forma a posição de um número "quatro” no ar. As duas pernas permanecem viradas para fora.
-Attitude (pronuncia-se "atitide"): Uma das pernas fica no ar, ligeiramente dobrada, e a outra fica como apoio. As pernas devem ficar viradas para fora (a coxa da perna que está no ar fica levantada, com o joelho apontando para o lado).
-PIRUETA- Pode ser feita em várias posições, como no "passé", "arabesque"e "attitude". A perna de apoio deve estar firme para que o giro saia no lugar. Os braços e a cabeça ajudam a dar o impulso.
-Sissone: É um Salto em que as duas pernas ficam abertas no ar, enquanto o corpo se desloca na direção desejada. O impulso sai do "demi-plié", e as duas pernas saem do chão ao mesmo tempo. Pode ser feito para frente ("en avant"), para trás ("en arrière") ou para o lado ("à la second").
-BATTEMENT – Batida. Termo genérico designando certos exercícios e movimentos da perna e do pé, executados sob a forma de batidas. Basicamente, em balé, o termo battement significa a extensão total ou parcial da perna e do pé e seu retorno à posição inicial.
- PAS DE CHAT – Passo em que o bailarino, começando de 5a posição, levanta a perna de trás num retiré, estando em demi-plié na perna de sustentação, pula lateralmente sobre a perna levantada, ao mesmo tempo em que levanta a outra em retiré e fecha 5a no demi-plié.
-PIROUETTE – Pirueta. Uma volta inteira do corpo executada sobre uma perna (na ponta ou meia ponta), enquanto a outra está dobrada, com o pé em frente ao joelho da perna de sustentação. Quando a volta é feita para o lado da perna que levanta, a pirueta é en dehors; quando a volta é para o lado da perna de sustentação, a pirueta é en dedans.
-PROMENADE - Passeio, uma volta lenta dada sobre um pé (toda a planta no chão ou na ponta, neste último caso com a ajuda de um bailarino), enquanto a outra perna está numa dada posição (arabesque, por exemplo). Devem-se tomar como eixo os dedos do pé, enquanto o calcanhar vai executando uma volta completa em torno dele (o eixo).
-CAMBRÉ- Dobrar o corpo a partir da cintura, para frente, lado ou trás.
-GLISSADE- Deslizamento. Sai de quinta posição em demi- plié através de um jeté à la seconde com a perna da frente, tomando impulso para um pequeno salto onde a perna de trás fecha na frente.
- TOMBÉE- Termo usado para indicar que o corpo cai para frente ou para trás na perna de movimento num demi-plié.
-ECHAPPÉ : Escapado. Um pulo de 5ª posição, abrindo as pernas no ar para a 2ª ou 4ª posição, caindo em demi plié, e em seguida pulando de novo para fechar, de volta a posição inicial. Pode ser feito também sobre as pontas, sem o pulo, fazendo-se apenas um relevé para atingir a posição aberta.
Mais do que nossos passos, o Senhor assiste nosso coração; qual é a verdadeira intenção de cada aula, de cada coreografia, de cada apresentação.
Vamos lá!
Posições dos pés
Em todas as posições, os pés ficam para fora (posição "en dehors"), o que depende de as coxas e os joelhos estarem virados. Esta abertura parte do quadril.
-Primeira Posição
Com os calcanhares juntos, os pés ficam abertos um para cada lado, em linha reta. Os joelhos seguem a linha dos dedos dos pés.
-Segunda Posição
Partindo da primeira posição os pés ficam afastados entre si por uma distância aproximada de um pé.
-Terceira Posição
Com os pés virados para fora, o bailarino coloca um pé na frente do outro, unindo-os. O calcanhar do pé da frente fica na metade do pé de trás.
-Quarta Posição
Com os pés cruzados e afastados, um pé fica na frente do outro. Imagina-se que há um pé em posição natural entre eles.
-Quinta Posição
Como na terceira posição, os pés ficam unidos uma na frente do outro. O calcanhar de um pé toca os dedos do outro pé.
-Sexta Posição
Pés fechados, encostados por inteiro um ao outro.
Posições dos Braços no Balé. Existem outras posições dos braços, essas são as básicas.
-BRAS BÁS: "Braços abaixados". Como se estivesse segurando uma melancia, as mãos ficam próximas uma da outra e quase tocam as pernas. Braço pontilhado da figura 1.
-1ª Posição: Os braços e as mãos ficam na altura do umbigo, arredondados, como se segurasse uma grande melancia. Os cotovelos ficam virados para fora.
-2ª Posição: Os braços ficam ao lado do corpo, levemente arredondados. As mãos acompanham a linha dos braços.
-3ª Posição: é uma fusão da 2ª com a 5ª, ou seja, cada braço fica em uma posição.
-4ª Posição: É uma fusão da 2ª com a 1ª. Enquanto um braço está um pouco recurvado ao lado, o outro está ligeiramente adiante da cabeça, também fazendo uma graciosa curva.
-5ª Posição: Os braços ficam arredondados, ligeiramente à frente da cabeça.
As mãos devem permanecer relaxadas, com oposição do polegar e leve flexão do terceiro e quarto dedo, a palma da mão sempre virada para dentro como a figura (a).
As mãos para uma bailarina cristã é muito importante, pois nossas coreografias não são para mostrar o que sabemos fazer e sim para interpretar uma mensagem bíblica, e é claro que na maioria das vezes podemos "desenhar' se tivermos um bom trabalho de braços.
Tente sempre que for fazer qualquer exercício abaixo juntar o melhor braço para ele, criando assim, um leque maior na hora de coreografar.
---
-PLIÉ - Dobrado. Flexão dos joelhos. Um exercício que compõe quase todos os outros da barra.
-Demi-plié (pronuncia-se "demipliê"): Pode ser feito em todas as posições de pés. Os joelhos são flexionados até o máximo que a pessoa conseguir, desde que acompanhe a linha dos pés, sem tirar os calcanhares do chão. Serve para dar impulso aos saltos e a outros passos.
-Tendu (pronuncia-se "tandi"): Uma das pernas fica esticada à frente, ao lado ou atrás do corpo. As duas permanecem viradas para fora, e os ossos dos quadris ficam sempre em linha com os ombros
-Arabesque: Uma perna esticada atrás do corpo. A outra perna, pode estar esticada ou não. Os ombros e os quadris devem estar virados para frente.
-Passé (pronuncia-se "passê")
O pé passa pela perna que está como apoio até chegar à altura do joelho. Forma a posição de um número "quatro” no ar. As duas pernas permanecem viradas para fora.
-Attitude (pronuncia-se "atitide"): Uma das pernas fica no ar, ligeiramente dobrada, e a outra fica como apoio. As pernas devem ficar viradas para fora (a coxa da perna que está no ar fica levantada, com o joelho apontando para o lado).
-PIRUETA- Pode ser feita em várias posições, como no "passé", "arabesque"e "attitude". A perna de apoio deve estar firme para que o giro saia no lugar. Os braços e a cabeça ajudam a dar o impulso.
-Sissone: É um Salto em que as duas pernas ficam abertas no ar, enquanto o corpo se desloca na direção desejada. O impulso sai do "demi-plié", e as duas pernas saem do chão ao mesmo tempo. Pode ser feito para frente ("en avant"), para trás ("en arrière") ou para o lado ("à la second").
-BATTEMENT – Batida. Termo genérico designando certos exercícios e movimentos da perna e do pé, executados sob a forma de batidas. Basicamente, em balé, o termo battement significa a extensão total ou parcial da perna e do pé e seu retorno à posição inicial.
- PAS DE CHAT – Passo em que o bailarino, começando de 5a posição, levanta a perna de trás num retiré, estando em demi-plié na perna de sustentação, pula lateralmente sobre a perna levantada, ao mesmo tempo em que levanta a outra em retiré e fecha 5a no demi-plié.
-PIROUETTE – Pirueta. Uma volta inteira do corpo executada sobre uma perna (na ponta ou meia ponta), enquanto a outra está dobrada, com o pé em frente ao joelho da perna de sustentação. Quando a volta é feita para o lado da perna que levanta, a pirueta é en dehors; quando a volta é para o lado da perna de sustentação, a pirueta é en dedans.
-PROMENADE - Passeio, uma volta lenta dada sobre um pé (toda a planta no chão ou na ponta, neste último caso com a ajuda de um bailarino), enquanto a outra perna está numa dada posição (arabesque, por exemplo). Devem-se tomar como eixo os dedos do pé, enquanto o calcanhar vai executando uma volta completa em torno dele (o eixo).
-CAMBRÉ- Dobrar o corpo a partir da cintura, para frente, lado ou trás.
-GLISSADE- Deslizamento. Sai de quinta posição em demi- plié através de um jeté à la seconde com a perna da frente, tomando impulso para um pequeno salto onde a perna de trás fecha na frente.
- TOMBÉE- Termo usado para indicar que o corpo cai para frente ou para trás na perna de movimento num demi-plié.
-ECHAPPÉ : Escapado. Um pulo de 5ª posição, abrindo as pernas no ar para a 2ª ou 4ª posição, caindo em demi plié, e em seguida pulando de novo para fechar, de volta a posição inicial. Pode ser feito também sobre as pontas, sem o pulo, fazendo-se apenas um relevé para atingir a posição aberta.
Mais do que nossos passos, o Senhor assiste nosso coração; qual é a verdadeira intenção de cada aula, de cada coreografia, de cada apresentação.
terça-feira, 23 de junho de 2015
Projeto missionário no Perú
Em 2010 fiz minha primeira viagem em missão para o Peru. Fui com um grupo com aproximadamente 23 pessoas da Nazareno, igreja onde eu fui membro por 15 anos. Todos os anos, essa é a média de pessoas que vão. O local fica em Piura/ Peru.
Alehandro e Irene são os missionários e pastores que estão lá e conduzem além da igreja uma escola com princípios cristãos (Pepe) que cresce a cada dia. São muitas as necessidades materiais, porém damos glória a Deus porque espiritualmente eles são fortes em Deus.
O que fazemos quando vamos para lá? Nosso apoio não é somente quando estamos fisicamente no Peru, mas mensalmente você pode, como nós apadrinhar uma criança e ajudá-la a estudar. Já conseguimos fazer uma festa para as crianças com presente para todas. Conseguimos na primeira vez levar médico e dentista e conseguimos também comprar o terreno para a igreja. Em 2013 conseguimos ajudar na construção do piso da igreja.
Esse ano, 2015 estaremos indo sozinhos, eu, meu marido e meu filho, para começar uma nova equipe de visitação.
Se você não pode ir, mas quer ajudar, saiba que o galardão é o mesmo.Quem recebe um profeta em qualidade de profeta, receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo.(Mateus 10:41).
Essas crianças são um exemplo. Esse é um lugar que você acha que está indo para ajudar, mas quando percebe Deus usou todos eles para ensinar algo a você.
Por isso não medimos esforços para estar lá tanto fisicamente, quanto materialmente mensalmente, e o que Deus colocar em nossas mãos faremos com alegria.
Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.
1João 3:18
JUNTE-SE A NÓS NESSA OBRA DE AMOR!
dancaaorei@yahoo.com.br
Alehandro e Irene são os missionários e pastores que estão lá e conduzem além da igreja uma escola com princípios cristãos (Pepe) que cresce a cada dia. São muitas as necessidades materiais, porém damos glória a Deus porque espiritualmente eles são fortes em Deus.
O que fazemos quando vamos para lá? Nosso apoio não é somente quando estamos fisicamente no Peru, mas mensalmente você pode, como nós apadrinhar uma criança e ajudá-la a estudar. Já conseguimos fazer uma festa para as crianças com presente para todas. Conseguimos na primeira vez levar médico e dentista e conseguimos também comprar o terreno para a igreja. Em 2013 conseguimos ajudar na construção do piso da igreja.
Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.
1João 3:18
JUNTE-SE A NÓS NESSA OBRA DE AMOR!
dancaaorei@yahoo.com.br
terça-feira, 17 de março de 2015
Ballet adulto cristão
A paz do Senhor Jesus.
Esse ano estamos com um novo projeto e gostaria de deixar o convite para você.
Temos uma direção diferente do Senhor para trabalhar e estamos convidando pessoas cristãs para conhecer nesses dois sábados esse projeto a fim de que aquelas que forem tocadas por Deus se unam a nós para a colheita do IDE através também da dança.
Sábado 15:30h estaremos na sala ao lado da sala de ballet para meditação da Palavra, testemunhos e oração, a fim de que possamos viver 1CORÍNTIOS 1:10 "Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer." 16:00h às 17:30h entraremos na sala de aula de ballet para a aula prática e ensaios.
Se você quiser conhecer e puder vir já nesse sábado, teremos dois sábados de aula normal, começando com o estudo 15:30h e depois passando para a aula prática e ensaios, mas que é aberto para quem quiser conhecer e tomar sua decisão, então esse sábado e o outro é aberto para fazerem a aula sem compromisso. As inscrições e começo de pagamento (para quem for fazer a aula de ballet) será feito somente na primeira semana de abril para quem decidir ficar, e aí sim, não deixaremos mais fazer a aula os que não se inscreverem, para que possamos dar início ao nosso trabalho.
Se puder, avise suas amigas para que possam conhecer a aula nesses dois sábados também, tenho certeza que o Senhor está nos separando para uma "aventura emocionante nEle", para um tempo de despertamento, unidade e IDE com uma colheita transbordante no Senhor, amém!
Bom, estamos também formando uma equipe para nos dar suporte,uma equipe preparada para nos acompanhar e ser um conosco.
O que essa equipe fará?
Estaremos preparando essa equipe para viajar conosco. Precisamos de pessoas dispostas para ficar no som, na iluminação, na filmagem, ajudar com detalhes dos figurinos,de divulgação, pessoas preparadas para acudir com uma Palavra sempre e principalmente quando estivermos ministrando, pessoas para somarem e que entendam ser isso uma missão, um ministério.
Essa equipe será preparada no mesmo tempo que nós. Todos nós entraremos 15:30h para a meditação da Palavra. 16:00h as bailarinas vão se preparar na aula prática e essa equipe vai ser preparada para a parte dela e nos juntamos novamente para a oração final após a aula de ballet.
Já temos convite de evangelização, então precisamos estar dispostas.
Fica o convite para quem quiser conhecer esse trabalho tanto de dança quanto o de suporte.
Espero por você.
Fica com Deus.
quarta-feira, 28 de janeiro de 2015
Assinar:
Postagens (Atom)