FALE CONOSCO!

SOMOS DE CAMPINAS. MINISTRAMOS ONDE O SENHOR NOS ENVIAR.
INFORMAÇÕES:DANCAAOREI@YAHOO.COM.BR



sábado, 27 de junho de 2015

Nomenclatura básica do ballet

Olá meninas . Caderno na mão para anotar um pouco da parte teórica das nossas aulas. Vamos ter de cor os nomes dos passos que usamos com mais frequência e fazer tudo com excelência. Decorando a parte teórica conseguiremos avançar com mais facilidade na parte prática, e nem uma área ficará infrutífera.
Vamos lá!
Posições dos pés
Em todas as posições, os pés ficam para fora (posição "en dehors"), o que depende de as coxas e os joelhos estarem virados. Esta abertura parte do quadril.



-Primeira Posição
Com os calcanhares juntos, os pés ficam abertos um para cada lado, em linha reta. Os joelhos seguem a linha dos dedos dos pés.

-Segunda Posição
Partindo da primeira posição os pés ficam afastados entre si por uma distância aproximada de um pé.

-Terceira Posição
Com os pés virados para fora, o bailarino coloca um pé na frente do outro, unindo-os. O calcanhar do pé da frente fica na metade do pé de trás.

-Quarta Posição
Com os pés cruzados e afastados, um pé fica na frente do outro. Imagina-se que há um pé em posição natural entre eles.

-Quinta Posição
Como na terceira posição, os pés ficam unidos uma na frente do outro. O calcanhar de um pé toca os dedos do outro pé. 

-Sexta Posição
Pés fechados, encostados por inteiro um ao outro.
Posições dos Braços no Balé. Existem outras posições dos braços, essas são as básicas.

                        
-BRAS BÁS: "Braços abaixados". Como se estivesse segurando uma melancia, as mãos ficam próximas uma da outra e quase tocam as pernas. Braço pontilhado da figura 1.

-1ª Posição: Os braços e as mãos ficam na altura do umbigo, arredondados, como se segurasse uma grande melancia. Os cotovelos ficam virados para fora.

-2ª Posição: Os braços ficam ao lado do corpo, levemente arredondados. As mãos acompanham a linha dos braços.

-3ª Posição: é uma fusão da 2ª com a 5ª, ou seja, cada braço fica em uma posição.

-4ª Posição: É uma fusão da 2ª com a 1ª. Enquanto um braço está um pouco recurvado ao lado, o outro está ligeiramente adiante da cabeça, também fazendo uma graciosa curva.

-5ª Posição: Os braços ficam arredondados, ligeiramente à frente da cabeça. 

As mãos devem permanecer relaxadas, com oposição do polegar e leve flexão do terceiro e quarto dedo, a palma da mão sempre virada para dentro como a figura (a).

As mãos para uma bailarina cristã é muito importante, pois nossas coreografias não são para mostrar o que sabemos fazer e sim para interpretar uma mensagem bíblica, e é claro que na maioria das vezes podemos "desenhar' se tivermos um bom trabalho de braços.
Tente sempre que for fazer qualquer exercício abaixo juntar o melhor braço para ele, criando assim, um leque maior na hora de coreografar.
---

-PLIÉ - Dobrado. Flexão dos joelhos. Um exercício que compõe quase todos os outros da barra.

-Demi-plié (pronuncia-se "demipliê"): Pode ser feito em todas as posições de pés. Os joelhos são flexionados até o máximo que a pessoa conseguir, desde que acompanhe a linha dos pés, sem tirar os calcanhares do chão. Serve para dar impulso aos saltos e a outros passos.
-Tendu (pronuncia-se "tandi"): Uma das pernas fica esticada à frente, ao lado ou atrás do corpo. As duas permanecem viradas para fora, e os ossos dos quadris ficam sempre em linha com os ombros

-Arabesque: Uma perna esticada atrás do corpo. A outra perna, pode estar esticada ou não. Os ombros e os quadris devem estar virados para frente.

-Passé (pronuncia-se "passê")
O pé passa pela perna que está como apoio até chegar à altura do joelho. Forma a posição de um número "quatro” no ar. As duas pernas permanecem viradas para fora.

-Attitude (pronuncia-se "atitide"): Uma das pernas fica no ar, ligeiramente dobrada, e a outra fica como apoio. As pernas devem ficar viradas para fora (a coxa da perna que está no ar fica levantada, com o joelho apontando para o lado).

-PIRUETA- Pode ser feita em várias posições, como no "passé", "arabesque"e "attitude". A perna de apoio deve estar firme para que o giro saia no lugar. Os braços e a cabeça ajudam a dar o impulso.

-Sissone: É um Salto em que as duas pernas ficam abertas no ar, enquanto o corpo se desloca na direção desejada. O impulso sai do "demi-plié", e as duas pernas saem do chão ao mesmo tempo. Pode ser feito para frente ("en avant"), para trás ("en arrière") ou para o lado ("à la second").

-BATTEMENT – Batida. Termo genérico designando certos exercícios e movimentos da perna e do pé, executados sob a forma de batidas. Basicamente, em balé, o termo battement significa a extensão total ou parcial da perna e do pé e seu retorno à posição inicial.

- PAS DE CHAT –  Passo em que o bailarino, começando de 5a posição, levanta a perna de trás num retiré, estando em demi-plié na perna de sustentação, pula lateralmente sobre a perna levantada, ao mesmo tempo em que levanta a outra em retiré e fecha 5a no demi-plié. 

-PIROUETTE – Pirueta. Uma volta inteira do corpo executada sobre uma perna (na ponta ou meia ponta), enquanto a outra está dobrada, com o pé em frente ao joelho da perna de sustentação. Quando a volta é feita para o lado da perna que levanta, a pirueta é en dehors; quando a volta é para o lado da perna de sustentação, a pirueta é en dedans.

-PROMENADE - Passeio, uma volta lenta dada sobre um pé (toda a planta no chão ou na ponta, neste último caso com a ajuda de um bailarino), enquanto a outra perna está numa dada posição (arabesque, por exemplo). Devem-se tomar como eixo os dedos do pé, enquanto o calcanhar vai executando uma volta completa em torno dele (o eixo).

-CAMBRÉ- Dobrar o corpo a partir da cintura, para frente, lado ou trás.

-GLISSADE- Deslizamento. Sai de quinta posição em demi- plié através de um jeté à la seconde com a perna da frente, tomando impulso para um pequeno salto onde a perna de trás fecha na frente.

- TOMBÉE- Termo usado para indicar que o corpo cai para frente ou para trás na perna de movimento num demi-plié.


-ECHAPPÉ : Escapado. Um pulo de 5ª posição, abrindo as pernas no ar para a 2ª ou 4ª posição, caindo em demi plié, e em seguida pulando de novo para fechar, de volta a posição inicial. Pode ser feito também sobre as pontas, sem o pulo, fazendo-se apenas um relevé para atingir a posição aberta. 


Mais do que nossos passos, o Senhor assiste nosso coração; qual é a verdadeira intenção de cada aula, de cada coreografia, de cada apresentação. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário